O Mestre dos Animes

Cada pessoa deve ter um pensamento diferente para quem deve ser o “Mestre dos Animes” cada um leva um ponto em consideração: uns olham a melhor animação, outros o melhor roteiro e há ainda os que observam, podemos assim dizer, o anime mais kawaii (bonitinho em japonês).

Eu particularmente já levo em consideração os três pontos, por isso, considero o Mestre dos Animes: Hayao Miazaki, um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema da animação japonesa.

Agora você deve estar se perguntando, por que eu acho esse cara o mestre dos animes, já que você nunca ouviu falar nele e nem dos seus animes? Então a partir de agora eu vou falar da vida dele e porque eu o considero o melhor.

Hayao Miyazaki iniciou sua carreira em 1963 como intervalador, responsável pela parte mais importante da animação, que é animar com as guias enviadas pelos animadores-chefes; neste mesmo ano ele começou a ficar conhecido, sendo convidado a participar de uma série de TV. Em 1971 deixa seu trabalho para se juntar a dois de seus colegas de trabalho e tentar comprar alguns direitos autorais no exterior, mas não obteve sucesso.

Em 1983 Miyazaki desenhou o mangá Kaze no tani no Naushika (conhecido no Brasil por Nausicaa do Vale do Vento), o mangá fez tanto sucesso que ele mesmo fez o anime lançado em 1984 que bateu o sucesso feito pelo mangá, assim conseguiu abrir seu próprio estúdio de animação: Estúdio Ghibli.

Hayao Miyazaki

Ele percebeu que Nausicaa estava fazendo tanto sucesso que se dedicou a fazer mais animes e em 1986, ele lança Tenkû no shiro Rapyuta (Laputa – Castelos nos céus) primeira produção do Estudio Ghibli seguido por Tonari no Totoro (Meu Vizinho Totoro) lançado em 1988, Majo no takkyûbin (Serviço de entregas da Kiki) em 1989, Kurenai no buta (Porco Rosso) em 1992. Miyazaki continuou desenhando o mangá de Nausicaa por 12 anos e ele terminou a série em 1994.

Em 1996, com o aumento de fãs de animes no mundo a Disney viu o momento perfeito, aproveitou o sucesso de Myazaki e garantiu os direitos de distribuição dos animes, com isso foi fechado o acordo entre o Estúdio Ghibli e Estúdio Walt Disney no qual ela foi responsável pela distribuição mundial incluindo Japão, mas excluindo o resto da Ásia.

Já em 1997 Myazaki lança Mononoke Hime (Princesa Mononoke) O anime se tornou a maior bilheteria da história do Japão faturando o equivalente a 150 milhões de dolares, batendo E.T. – O Extraterrestre, e ficou na primeira posição até Titanic estreiar em terras nipônicas. O anime levou diversos prêmios no Japão e em outros festivais internacionais. Depois disso ele anuncia sua aposentadoria, mas o sucesso tomou conta da sua cabeça, e em 2001, ele lança Sen to Chihiro no kamikakushi (A Viagem de Chihiro). Com a distribuição mundial nas mãos da Disney, o anime faturou mais prêmios internacionais, incluindo o Oscar de melhor longa-metragem animado em 2002, foi um grande sucesso!

No ano de 2005 chega aos cinemas Hauru no ugoku shiro (O Castelo Animado), com mais prêmios, como a indicação ao Oscar de melhor animação e uma bilheteria de arrasar ao redor do mundo.

No dia 19 de julho de 2008 foi o lançamento no Japão de Gake no ue no Ponyo (Ponyo à beira mar), lançado pela disney nos EUA em 14 de Agosto de 2009, e no Brasil tem data prevista de estréia em Janeiro de 2010. Veja abaixo o trailer legendado da nova animação de Hayao Miyazaki

Hayao Miazaki tem um total de dez obras de sua autoria, fora as que ele teve participação na época que não trabalhava no Estúdio Ghibli e seu Estúdio também possui obras que não são suas e que fazem sucesso como é o caso de Hotaru no Haka (Cemitério de Vagalumes). Ele às vezes utiliza amigos e conhecidos seus como fontes de inspiração para seus personagens, por exemplo: Chihiro, a personagem principal de “A Viagem de Chihiro”, é baseada na filha de um de seus amigos e o anime “Meu Vizinho Totoro” é uma homenagem a sua mãe que por uma doença ficou de cama por 9 anos, esse anime é considerado como sua autobiografia. Ele também é conhecido como “Walt Disney Japonês”, mas ele odeia ser chamado assim. No Japão existe o Museu Ghibli, no qual recebe visitas dos quatro cantos do mundo e o museu é tão visitado que leva-se três meses de espera para reservar o bilhete de entrada.

Acho que agora deu pra entender porque eu o considero o Mestre do Animes. Os animes dele tocam as almas e os corações das pessoas e também porque nas suas obras ele mostra preocupação com a reação do homem sobre a ecologia e suas conseqüências, e a ausência de um vilão da maneira como conhecemos. Hayao Miyazaki consegue ser sempre muito tocante, abordando temas que refletem a sociedade. Lindas obras que chamam atenção tanto pelo roteiro quanto pelas lindas animações.

Logo da Studio Ghibli

Anúncios

6 Respostas to “O Mestre dos Animes”

  1. Ghosturbo Says:

    Adoro os filmes desse cara, já vi todos filmes dele até os menos conhecidos como o “Serviço de entregas kiki”.

    Entrem, ouçam e comentem no meu podcast também: http://lagcast.wordpress.com/

  2. Vany Says:

    Cara eu ñ conhecia esse homem… mais ficou d mais…

    Acho q ele conseguiu mais uma fã..!!

    Bjs!* 🙂

  3. Bernardo Says:

    Não tem como não se apixonar pelo trabalho deste homem.
    Uma grande mente, com uma grande visão e um extremo talento.
    Brilha nos corações de todo o canto do mundo,
    através de uma cultura conhecida, mas nada popular – até agora.
    Merecia mais que um Oscar!
    adorei a homenagem, parabéns!

  4. Andressa Says:

    Trabalho apaixonante que ele realiza,realmente digno de uma homenagem,ele conseguiu mais uma admiradora do trabalho dele.
    Parabéns, Carlos pela excelente homenagem ala nos fez conhecer esse verdadeiro grande mestre.

  5. daegans Says:

    o cara puxa uma??
    os filmes são viajados pacas em sua realidade…

  6. Vanessa Says:

    Estes artigos são muito interessantes, acho que todos deveriam ler…

    Eu gostei mais do que fala sobre anime!!

    Mais o resto tbm ta ótimo!

    Bjs!:)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: