Poluição Sonora!!!

Brasil, um país cheio de oportunidades e beleza, um pedaço de terra que é orgulho de muitos brasileiros, mas também é alvo de vergonha e frustação. Não só por causa da política, mas também pela cultura, ou melhor, falta dela.

Pra ser mais específico, estou falando da cultura musical. No Brasil, virou moda pegar uma musica medíocre, aumentar o status dela até que ninguém mais consiga sair na rua ou entrar em contato com um meio de comunicação sem ser bombardeado por essa poluição sonora. Aquela que tiver a letra mais escrota ou menor lógica musical acaba se tornando rapidamente o hit do momento, contagiando todos aqueles que não têm defesas naturais contra a mediocridade: o bom senso.

A única explicação que eu consigo pra isso é o seguinte: O indivíduo ouve a música e não acredita que aquele lixo realmente é um trabalho sério de alguém. Após ele escutar, começa a mostrar para seus amigos e estes mostram para os amigos de seus amigos e, por final, já se disseminou pelo Brasil todo no dia seguinte. Então, aparecem as rádios, elas acham que o povo está gostando da música por ela ser engraçada e começam a tocá-la várias vezes ao dia em suas programações para conseguir audiência.

Podemos perceber que, em nosso país, somos campeões de músicas originalíssimas como o Rebolation, Foge mulher maravilha, Ela sai de saía de bicicletinha, e outros dejetos à parte. Sarcasticamente falando, vemos que fica muito evidente a cultura (“curtura”) nessas músicas e quanto ao lirismo musical, nem se fala.

Se isso ficasse só em seus devidos lugares de origem, tudo bem, o problema é que acabam disseminando para o resto do país, fazendo com que esses “sucessos” sejam usados em programas de TV reforçando a comédia da programação. Essas coisas acabam viciando o povo e se tornando um tipo de droga, ganhando status e sendo consumida em todo território nacional.

Muitos devem achar que isso é só um tipo de brincadeira, mas brincadeira seria para uma pessoa ideologicamente formada e que não se deixa influenciar por qualquer coisa, o que infelizmente não é a maioria do povo brasileiro. As novas gerações e mentes fracas que ainda não se formaram psicologicamente sofrem uma grande influência com esse tipo de “brincadeira”.

Você pode até falar: “Deixa cada um ouvir o que quiser!”.

Deixar cada um ouvir o que quiser é uma ótima ideia, só que o direito de um termina no direto do outro. Se alguém fica enfiando essas coisas em programa de TV, comercial, rádio ou qualquer outra forma de comunicação isso é imposição à cultura, e se você desliga o rádio ou a TV, passa um carro de som na rua com o volume bem mais alto, quebrando o argumento citado anteriormente sobre deixar cada um ouvir o que quiser.

Não estou protestando contra as pessoas que gostam desse tipo de “música”. É contra aqueles que propagam sem querer, ou até mesmo por querer, esse tipo de poluição prejudicando sim o desenvolvimento intelectual de muita gente, principalmente de nossos jovens e crianças, a menos que você queira que se seu filho se torne um cantor de funk ou pagodeiro, etc.

Se você acha que tudo isso que eu escrevi não tem nenhum sentido, então pergunte pra qualquer pessoa culta e inteligente que entenda realmente sobre cultura e música.

Enfim, a poluição sonora sempre estará aí pra quem quiser ouvi-la. O que eu acho pior é o quanto os meios de comunicação dão forças para isso, enquanto que deveriam fazer exatamente o contrário: estimular criatividade e divulgar uma cultura de verdade. Principalmente com a forma de comunicação mais incrível que já criaram: a música. Só espero que essas modinhas que os brasileiros inventam sejam apenas passageiras e quando elas passarem o povo finalmente entenda e cresça.

Anúncios

4 Respostas to “Poluição Sonora!!!”

  1. Wallace Souza Says:

    Concordo, mas já parei de reclamar disso. Acho que fui vencido por eles, sei lá…

  2. Lucas Says:

    Ótimo artigo! Creio que nem são dignos de chamar esse lixo de música! Particularmente, travo uma luta contra desses sons infernais! Julgam-me de ignorante e “sem cultura”. Só posso rir desses trouxas. E há pessoas que tem dúvidas se o inferno existe! Estamos nele!

  3. Carla Fernanda Says:

    eu concordo com vc pois … tem varias musicas q não tem valor nenhum,pois algumas desvalorizam as mulheres d+…mas fazer o q se eles são maioria né .

  4. 2012 – O ano que eu bloguei! « Carlos Massam's Blog Says:

    […] O principal motivo que levou eu receber tantas visitas ao meu blog foram os posts sobre Polução Sonora: Carnaval 2012: Vem Poluir Sua Cabeça e Poluição Sonora!!! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: