A culpa é da maçã!

Maçã

Eu acho impressionante o quanto à maçã é perseguida ao longo da história. Ela é considerada como o fruto proibido, no qual foi responsável por fazer Adão e Eva pecarem e serem expulsos do paraíso, mas espere aí? Em nenhum momento do trecho do livro de Gênesis é citado à maçã como fruto proibido, na bíblia é simplesmente tratado como “fruto”. Veja o trecho a seguir:

“mas do fruto da árvore que está no meio do jardim disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.” (Gênesis 3:3)

A palavra maçã aparece na bíblia somente 5 vezes e em nenhuma das vezes é relacionada ao fruto proibido, Então porque teve que ser justo a maçã que os teólogos tiveram que considerar como fruto proibido? O que a maçã tem de pecadora, o que ela tem de tão ruim pra ser considerara proibida?

Já no conto de fadas da Branca de Neve, quem é a vilã da história: a maçã! A madrasta oferece a maçã à Branca de Neve, que, ao comê-la, cai em um sono profundo. Por que tinha que ser uma maçã? Por que não usaram, por exemplo, um bolo de chocolate? Pode ser porque ela não cairia no sono, mas sim ficaria mais gordinha ou teria problemas de diabetes. E se fosse oferecido então um suculento pedaço de picanha, um pedaço de leitoa ou asinhas de frango? A Branca de Neve poderia ter problemas com colesterol alto, ou, no pior dos casos, desenvolverem o mal da “Vaca Louca”, pegar uma “Gripe Suína” ou quem sabe até uma “Gripe Aviária”.  Mas não! Tinha que ser justo a maçã! Se queriam matar ela poderiam oferecer um cigarro, ou uma bebida. Ela não teve nem a chance de ficar viciada, comeu a maçã e pronto: caiu dura no chão.

Você deve achar que eu estou ficando louco, que devo estar pegando pesado com a maçã. Religiosos me criticariam por blasfêmia e ainda por cima pela maçã ser simbólica. O mesmo me diriam professores, pedagogos e os pais em geral, relatando que a maçã no conto de fadas é só uma metáfora para as crianças não aceitarem nada de pessoas estranhas. Eles estão certos. Mas, então, por que pegar no pé só da maçã?! A bruxa, fantasiada de velha poderia ter oferecido um doce à Branca de Neve. O doce estaria envenenado e a Branca de Neve cairia no golpe do “Boa Noite Cinderela”. Atualizando a história, as crianças de hoje não aceitariam mesmo a maçã. Elas iriam preferir uma bala, um doce ou um bolo de chocolate!

Nem no caso de Eva, eu acho que ela ficaria tentada por comer uma maçã, eu sei que segundo os textos sagrados, ela queria ter o conhecimento do bem e do mal, e no caso ela teria que comer o tal fruto proibido que vinha dessa árvore. Mas poderia usar outra fruta, uma manga, uma pêra, etc.

Até Isaac Newton não escapou da maçã, tanto é que ele descobriu a gravidade por causa dela, segundo alguns comediantes historiadores. A maçã (em algumas versões da história dizem que ela estava verde) caiu em sua cabeça (ainda bem que não foi uma jaca) e ele percebeu a força de atração gravitacional.

Mas será que a maçã é a fruta mais comum do universo? Não davam para serem mais criativos e colocar outras frutas no decorrer das histórias? Até em Death Note tem a sua maçã. Death Note é um mangá, que acabou virando anime e depois de um tempo ganhou uma adaptação em um filme, que conta a história de um shinigami (deus da morte) que deixou o seu “Caderno da Morte” cair na Terra, e um jovem japonês encontrou esse caderno e descobriu que toda pessoa cujo nome esteja escrito nele, morrerá. Durante grande parte do mangá e até do anime, a maçã tem uma ênfase muito grande, e aparece sempre, e em todos os capítulos, de fato é de deixar muita gente curiosa, muitos acham que a relação da maçã em Death Note é uma apologia ao fruto proibido do jardim do Éden. Lembrando que até o shinigami uma hora diz ao jovem: “Aquele que usar o Death Note, não poderá ir nem ao céu e nem ao inferno”. De um jeito mais aberto, podemos assim dizer: “Aquele que usar o Death Note, deve provar da fruta proibida”. Pois quem usa o Death Note, quando morrer está condenado a vagar em outra dimensão (O Mundo dos shinigamis). Em Death Note o shinigami só come maçã e chegar até passar mal e ter crises de abstinência quando fica alguns dias sem comê-la. Azar do jovem que tem que gastar seu precioso dinheiro pra ficar comprando maçãs todos os dias. Lembrando que essa teoria sobre a maçã em Death Note é só uma suposição. Mesmo que o autor da obra tenha afirmado que a maçã não tem significado nenhum, simplesmente é a comida preferida do shinigami. Mas que é curioso. Isso é!

Bom, depois de tantas maçãs famosas eu ainda pretendo continuar comendo maçã (de preferência maçã argentina), mas tenho a impressão que ela pode ser prejudicial à minha saúde…

Anúncios

10 Respostas to “A culpa é da maçã!”

  1. J.S Says:

    adorei a sua teoria…
    é verdade pq tem que ser a Maçã…
    podia ser uma Pera…kkkk

  2. Ryu Says:

    Bom, ha sempre uma desculpa e um disfarce em se usar a maça como sendo o fruto proibino, bom na minha opinião a primeira descuspa começõu com Adão e Eva onde “a arvore q está no meio do jardim.” pra mim o jardim era a Eva, onde ela ofereceu seu fruto ao Adão, e desde então, essa desculpa de se usar a maça ficou na moda, por isso os outros autores de outras histórias pegaram a maça para simbolizar o proibido e o mau. Mas eu tbm continuo comendo maça. :p

  3. Bozo Says:

    Coitada das maçans sao descriminadas ate hje!! Mããns minha boca n eh preconceituosa eu como sem dó. [ui]….teoria inteligente!!!! [Obs. tbem prefiro as argentinas]

  4. Eduardo Maçan Says:

    Alimentar, meu caro Watson!

    Bem, não tenho uma resposta, mas posso te dizer que Alan Turing, o gênio matemático que determinou muito do que viria a ser a Ciência da Computação e decifrou a criptografia alemã da segunda guerra (e é creditado como um dos responsáveis pela vitória dos aliados por decifrar o funcionamento do Enigma) se suicidou após ter sua homossexualidade revelada publicamente e ter se tornado um pária da sociedade.

    Ele se matou comendo uma maçã envenenada. Seu conto de fadas preferido era “Branca de Neve”. Sua estátua na universidade onde era professor o tem sentado em um banco segurando uma maçã. Alguns dizem que esta é uma das razões pela qual o símbolo da apple é uma maçã mordida 🙂

  5. Clauber paesca Says:

    Na branca de neve e no Death Note eu não sei! mas no Éden a explicação é simples: A culpa é dos Romanos!!! em Latim a palavra para maçã é MALUM ou MALA que, por coincidência, também significa MAL ou MALES. Dai a relação da maçã com o fruto do conhecimento do bem e do mal.

    PS: Na verdade o fruto proibido é uma alegoria à ganancia.

  6. Pastor Kreison Says:

    Irmão, a maçã, não é meramente um fruto simbólico. Mas mais que isso é um objeto luciferiano presente em nossa realidade. Ela ao mesmo tempo simboliza, e é um pecado. Como vou lhes provar a seguir. Vejam que ela no início é verde e depois se torna vermelha retratatando a destruição da obra do Senhor (os bosques verdes se tornam vermelhos pelo fogo, e o mar azul-esverdeado se torna vermelho do sangue das baleias e golfinhos mortos por aquele japoneses satanistas). A maçã, quando cortada relava o gineceu e um pedúnculo de onde o fruto se fixa a árvore, mas vejam que é um símbolo explícito de um ato sexual, uma afronta as morais, um símbolo luciferiano do incesto entre a árvore e seu fruto. A maçã, quando vermelha e e lustrosa, não nos reflete, mas corrompe e distorce nossa imagem. Até em seu nome, Malus domestica e M. sieversii, revelam seu satanismo. Pois malus em latim significa maligno, aquilo que é do mal! Nosso inimigo!!! É essa a verdade da maçã!

  7. Andressa Says:

    A parte de Newton (kkkkkkkkkkkkkkk) ainda bem mesmo q não era uma jaca!kkkkkkkkkkkkkkkk
    Tbm concordo,mas na minha opnião ele é retratada assim pois é um fruto chamativo, devido a cor vermelha,e quando lustrosa se torna aparentemente deliciosa.

  8. Ioanna Says:

    Hey, thanks a lot for posting my photo in your entry! I’m happy you liked it! 🙂

  9. Ioanna Says:

    Hey, thanks a lot for featuring my photo “An apple a day” in your entry, even though I have no idea what it’s talking about! ;P

    Ioanna

  10. Mari Says:

    Aaaaah, nada contra as pobres maças, eu também me perguntei um milhão de vezes pq sempre é a coitada da maça! aproposito eu tambem prefiro a maça argentina…
    As pessoas são ta criativas pra tantas coisas, porque não colocarem uma fruta feia, ou que niguem goste?
    pobre maça…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: